Você já se perguntou quais são as vantagens de fazer um testamento?
EVITAR BRIGAS NA FAMÍLIA
Sabemos que a morte é um momento delicado e evitar possíveis conflitos é um dos motivos principais de se fazer um testamento, seguindo exatamente o que dispõe a lei, sem atingir a legítima ou prejudicar nenhum herdeiro, além de dar segurança aos herdeiros, também evitará brigas na família e sua vontade em vida prevalecerá.
HERDEIROS SABEM EXATAMENTE TODOS OS BENS DEIXADOS
Claro que, para que os herdeiros saibam de todos os bens depende da modalidade de testamento que você escolher, isso porque depende exclusivamente da sua vontade. Porém, os herdeiros cientes da existência de todos os bens, além de facilitar na hora da divisão, caso algum transpareça alguma indagação, é possível mudar ou seguir com ele dessa forma, deixando os outros herdeiros cientes de que pode haver algum litígio.
Mais do que se preparar para um litígio, os futuros herdeiros terão conhecimento de todos os bens deixados por você, não farão buscas em nenhum Cartório, evitando custos desnecessários e longa demora.
COM O TESTAMENTO, PREVALECE A SUA VONTADE APÓS A MORTE
O testamento é um documento onde você decide em vida como ficará a divisão dos seus bens quando vier a óbito. Portanto, define com quais bens seus herdeiros necessários ficaram, além de poder acrescentar eventuais herdeiros à partilha. Dessa forma, a depender de como você dividir os bens, a sua vontade prevalecerá após a morte!
Acreditamos que esse é o ponto principal de realizar um testamento, dividir os bens de acordo com a sua vontade, claro que sempre respeitando a legítima.
É importante contar com um advogado especialista, a fim de conhecer aquilo que pode ou não fazer em testamento, para não correr risco de futura briga judicial entre os herdeiros e ter seu testamento anulado.
O foco sempre será garantir a segurança jurídica no final da partilha.
Leia também: Contrato Empresarial
Siga nossas redes sociais:




